Deu Trabalho!


Nosso blog não poderia deixar de falar sobre o Dia do Trabalho, afinal de contas, trabalhamos em uma consultoria de recrutamento e seleção: todas as nossas funções giram em torno de questões relativas ao mundo do trabalho. Ademais, grande parte do nosso trabalho é ouvir as histórias de profissionais que contam-nos seus desejos, suas frustrações, suas alegrias, suas decepções e suas conquistas profissionais.
Cercados de tantas histórias, queríamos compartilhar com você, dando voz aqueles que trabalham aqui na Tríade. Para tal, elaboramos algumas perguntas sobre trabalho que foram respondidas. E é por meio dessas respostas que esse artigo se constrói, buscando pontos de congruência e de divergência nos discursos acerca do significado de trabalho para a equipe da Tríade.
Primeiramente, a pergunta clássica foi respondida: o que você queria ser quando crescesse? Foi através dessas respostas que percebemos que estamos todos alinhados com uma das principais atitudes da empresa em que trabalhamos: pessoas em primeira lugar. Dentre as profissões mencionadas, quase todas eram relacionadas a ajudar o próximo e, como exemplos, podemos citar médico, professor, psicólogo. Como disse muito bem uma pessoa da equipe: “achava que iria fazer grandes reuniões que poderiam culminar em coisas boas”. As grandes reuniões também eram mescladas com a diversão, com o lúdico. E quem não quis trabalhar em algo totalmente fora do usual, tal como a “menina que andava de patins no supermercado, afinal era muito divertido?
Naquela época, o trabalho não estava relacionado diretamente ao dinheiro. Fato que, claro, foi se modificando ao longo do tempo. O amadurecimento acabou trazendo para nós a clara consciência de que o trabalho e dinheiro estavam atrelados. Nesta caminhada, íamos percebendo que outros dos nossos sonhos só se realizariam através do retorno financeiro: casar, ter filhos, estudar, etc. Todos aqui, além do desejo realizado de ajudar pessoas, possuem sonhos concretos. Queremos sim ser felizes e cumprir nossos propósitos, mas trabalhamos também para termos uma remuneração que nos permita adquirir determinadas coisas que só o dinheiro pode proporcionar.
Outra questão que foi investigada era "o que nosso trabalho aqui na Tríade nos impedia de realizar?" A maior parte das respostas foi: “nada”. Mas eu confesso: adoraria em uma quarta-feira ensolarada ir à praia caminhar. E é exatamente isso que farei nesse feriado.
Bem, ao escrever esse artigo a curiosidade bateu em como foi criado o feriado do dia do trabalho. Compartilho agora com você: Surgiu em 1886, quando um grupo de trabalhadores realizou uma manifestação nas ruas de Chicago em 1° de maio. Essa manifestação, tinha como finalidade reivindicar as 8 horas de trabalho diária e com isso, instaurou-se uma greve geral nos EUA, levando a morte de seus 8 líderes.
Aqui no Brasil, a data é comemorada desde 1895. Entretanto, somente virou feriado em 1925 por um decreto do Presidente Artur Bernardes. Hoje, aponta-se que o caráter massificador do dia, expressa-se especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar o aumento anual do salário mínimo. Desde então, parece-nos que a felicidade de cumprir um trabalho, ficou marcada por conquistar direitos, mais dinheiro e, claro, cumprir deveres.

Esperamos que você, como nós, tenha crescido, todavia não tenha se afastado da criança que associava trabalho à felicidade, à leveza, ao cumprimento de um propósito maior. Que no dia de hoje, você reserve um tempo para refletir o quanto daqueles sonhos infantis relativos ao trabalho, ganharam corpo e se firmaram no adulto que você gostaria de ser.

Terminamos por aqui, desejando a você que a maturidade que nos trouxe a necessidade do dinheiro e a conquista de direitos, não lhe roube a pureza e a leveza dos propósitos infantis.

Tenha um feliz Dia do Trabalho!


Seguidores da Tríade