É perfeito ser perfeito?



Segundo o dicionário, perfeccionista é aquele com tendência exagerada para atingir a perfeição na realização de algo. Perguntas clichês do tipo: o que você precisa melhorar ? Ou qual a sua maior qualidade? Ainda são usadas até hoje em alguns processos seletivos e encontramos sempre o perfeccionismo sendo citado tanto como uma característica de qualidade e de ponto onde se precisa melhorar. Eis a questão: ser perfeccionista é bom ou ruim?
Podemos encontrar dois tipos de perfeccionismo: o chamado " neurótico", no qual a pessoa sente constante insatisfação sobre o seu desempenho e dúvidas sobre a qualidade do seu trabalho, levando o indivíduo a escrupulosidade, verificações de pormenores, obstinação, prudências e rigidez excessivas. Existem casos onde o indivíduo traz também uma bagagem relacionada a insegurança e auto estima. Tudo precisa sair de forma primorosa e o medo de não estar nesse padrão o bloqueia de realizar certas tarefas. É comum que esses profissionais desenvolvam problemas de relacionamento, principalmente no ambiente de trabalho por constantemente criticar os demais e por ninguém ser tão capaz quanto ele. Muitas vezes, acabam acumulando funções para que tudo saia do seu jeito, e a procrastinação, desculpas e explicações lógicas são criadas para adiar algo que já está para começar. Julgo que esse tipo de profissional seja aquele onde o perfeccionismo é a característica que precisa ser melhorada, pois afeta a pontualidade e a eficiência.
Já aqueles onde a perfeição está ligada a organização e ao esforço para que algo seja bem feito, a percepção muda. Muitos confundem perfeccionismo com alto padrão de organização e qualidade. Organização implica em limpeza, ordem, coerência e isso, traz um grande benefício não só para o próprio, mas para todos no ambiente. Existem lugares certos para as coisas mais importantes, organizar o que contenha assuntos afins em locais mais próximos e antes de iniciar uma tarefa separar todo material necessário faz com que se ganhe tempo e consequentemente a tarefa é melhor realizada. Esse sim é o tipo de perfeccionismo digamos saudável.
Em entrevista aqui na Tríade, um profissional me relatou que depois de passar por 3 empresas diferentes foi que se deu conta, através de uma sessão de coach, de que o perfeccionismo atrapalhava a sua carreira e não era bem visto tanto pelo seu gestor e nem pela sua equipe e após algumas adaptações, hoje consegue conduzir o seu trabalho com qualidade, mas sem a pressão interna de ter que sair extremamente perfeito.
Acredito que o mais difícil seja identificar e reconhecer que o perfeccionismo nem sempre é favorável, buscando algum tipo de ajuda.

          Por Roberta Patacho

Seguidores da Tríade