Entusiasmo



Com muita honra fui convidado para participar do blog da conceituada empresa Tríade Capital Humano e, encantado pela proposta inovadora, aceitei. Na dúvida do que escrever, resolvi utilizar minha própria experiência na busca por recolocação, pois com isso quem sabe possa contribuir de alguma forma e não fugir da temática do blog.
Ao longo da minha carreira, tive a oportunidade de encarar diversas mudanças de emprego, ora ocasionado por reestruturação da empresa, ora por crise do mercado e é claro por vontade própria. Lembro-me bem da minha primeira demissão, a sensação de fracasso e frustração foi horrível, não importava o quanto eu tivesse dado o meu melhor.
E é claro que para o profissional demitido, voltar a trabalhar é parte fundamental para seu sustento, muitas vezes da sua família e da sua própria dignidade pessoal, pois como diz a música do Fagner, Guerreiro Menino: “...e a vida é trabalho, e sem o seu trabalho um homem não tem honra, e sem a sua honra, se morre, se mata...”.
O final da letra parece até exagero, mas quem nunca se viu numa situação em que o mundo parece desmoronar-se? De repente você se vê sem a segurança de um bom emprego, sem os benefícios, a vida para por completo, adiam-se projetos, a perda de suadas economias, as contas que não param de chegar; e nessas horas até a família pode atrapalhar se ficarem desesperadas.
Quer um conselho? Eu tenho vários aprendidos durante anos de carreira, mas como não é de boa prática redigir um post tão longo, deixo para as próximas oportunidades, caso a Tríade me permita é claro. Mas o que a princípio eu procurava me apegar nestes momentos e o que lhes digo é: apesar de profissionais exigentes e perfeccionistas, nunca tenham medo do fracasso. Sempre esquecemos que quando iniciamos nossa vida falhamos tantas vezes na ânsia de aprender a andar, correr, pedalar, jogar, nadar, brincar e mesmo assim conseguimos ter sucesso e nos tornamos o ser humano que somos hoje. Winston Churchill já dizia que: “sucesso é a habilidade de ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”.
Não podemos perder o entusiasmo, principalmente neste momento difícil, pois você precisará muito dele, para manter as coisas em ordem em casa, para procurar emprego, para se preparar para as entrevistas, para realizar as entrevistas, para buscar seu network, para manter-se atualizado e para estar preparado também para os fracassos ao longo de sua recolocação.
Afinal, você é capaz de ir somente até onde sua autoestima lhe permite, por isto estabeleça metas, abrace sua família, encontre uma fé que funcione para você e parta para a ação!




por Edilson Barros.

*Edilson Barros é um amigo/cadidato da Tríade - Capital Humano, e quis contribuir para edificação das nossas idéias no blog, e consequentemente no mundo.


Seguidores da Tríade