É sábio escutar


Há muito tempo atrás, ouvi a famosa frase de Goethe " Falar é uma necessidade, escutar é uma arte" e desde então venho refletindo sobre essa afirmação e tentando trazê-la para o meu mundo, tanto pessoal quanto profissional. Muitos artigos são escritos com esse tema e algumas inspirações interessantes vieram das leituras desses artigos existentes. Confesso que no início não é fácil, até porque uma coisa tão importante como saber ouvir raramente nos é ensinado propriamente desde criança, razão pela qual, na nossa fase adulta, em geral, persistimos em falar mais do que ouvimos.

Durante uma entrevista com um candidato aqui na Tríade, após conversarmos bastante, era chegada a hora de falarmos sobre a vaga para qual o mesmo se candidatou , mas a todo tempo eu era interrompida por ele. Esta é uma fase muito importante da entrevista, pois é quando o candidato consegue obter mais informações sobre o cliente e a vaga em si. Conclusão, como ele não conseguiu escutar as informações que eu havia tentado passar a respeito dos objetivos da empresa e características do gestor da oportunidade, ao chegar na entrevista com o cliente, o mesmo focou em pontos que não eram tão importantes para a vaga, fazendo assim com que o cliente não o aprovasse. Isso já aconteceu com você?

O principal benefício que saber escutar traz para nós, seres humanos, é a capacidade de aprender mais e absorver mais informações sobre o que está sendo dito ou ensinado.
Muitas vezes, durante entrevistas, percebo que os candidatos param para ouvir o que estou dizendo, mas será que escutam? Aliás, existe uma grande diferença entre ouvir e escutar, você sabe qual é? Ouvir vem muito mais de utilizar o sentido da audição e acaba sendo muito mais superficial do que escutar, que por sua vez, requer a utilização de uma função específica: a atenção.

Voltando para o nosso cotidiano, já pararam para pensar na famosa frase que diz: temos 2 ouvidos e somente 1 boca? Sugestivo, não? O nosso próprio corpo já veio arquitetado para que utilizássemos mais a nossa audição do que a nossa fala. Um exercício bem legal, que aprendi durante uma meditação, é alongar a orelha todos os dias pela manhã e estimular os pontos de todo aro auricular: isso faz com que estejamos mais atentos à escutar.

E você, está pronto para colocar isso em prática? Vamos tentar?

Conte aqui como foi essa experiência para você


Por Roberta Patacho

Seguidores da Tríade