Todas as mulheres são mães

Todas as mulheres são mães. Eu creio nisso, independente de terem filhos do homem ou não. Mãe é aquela que traz ao mundo, que cria, que cuida, que faz crescer. E filho é todo aquele ou tudo aquilo que precisa da vontade, da dedicação e do cuidado de uma mãe. Eu chamo de filho aquilo que você gera, que você faz nascer para o mundo, que você faz conhecer, que depende de uma mãe para nascer e/ou para se desenvolver. E nesse meu conceito extensivo, um filho pode ser, claro, um ser humano, ou mesmo uma empresa, um projeto, uma idéia, um hobby, uma causa, um animal, e tantas outras coisas que dependem da força geradora e mantenedora de uma mãe.

Filho é criação. É uma parte sua que nasce para o mundo. É o começo. É o seu legado para a posteridade. É você em outras formas, com novos espaços, com novas adaptações. Você sempre está nele, e ele sempre está em você. É você retratada no outro, como em um espelho.

É seu quando está dentro, mas quando saí de você, se mistura a muitos. Continua a ser seu, só que cresceu tanto, que parece ser de todos. Você só sabe que é seu, porque mãe sempre sabe quem é seu filho. No entanto, crescido, fora, outros colaboram para o seu desenvolvimento, outros lhe dão suporte. Não é mais só seu. Ganhou o mundo, mas foi através de você que chegou até ele. 

A mãe que solta, a mãe que prende. Você pode ser do tipo mãe apegada, daquela que gera, põe no mundo, mas não o quer grande. Não suporta correr o risco de vê-lo ganhando contornos por outros que não sejam a mãe. "- É meu, fui eu que fiz. Eu o entendo, eu o amo, e ninguém nem nada jamais poderá alcançar esse sentimento, esse entendimento. O mundo é dor, e eu poupo minha criação dele."

Tem também a mãe que não gerou, mas o ama como se assim tivesse sido. Quando nasceu, o reconheceu como seu e, dali em diante, nunca mais deixou de ser. Não o trouxe ao mundo, mas foi graças a ela que o mundo o conheceu. Foi sob os cuidados dela que ele ganhou corpo. 

Há tantas mães, tantos tipos delas, tantos filhos que são delas, tantos que elas adotaram como sendo delas. Há mães de um tipo, mães que às vezes são de todos os tipos. Mães fiéis a um filho e mães de vários deles. Ser mãe, ser mulher, é ter a grandeza de estender seu coração a tantas coisas e pessoas com imensa sensibilidade e força. É ter a capacidade genuína de gerar e cuidar de tantas e de todas elas.

Saudações nossas às grandes mulheres, mães de todos esses filhos, neste dia que os homens se curvaram merecidamente a reconhecer. Parabéns no dia de hoje a todas as mães de filhos do homem, a todas as mães de filhos do ventre gerador e mantenedor de idéias, causas e afins. Que não lhes falte a força e o amor para continuarem gerando e impulsionando à frente nossa sociedade. 

Seguidores da Tríade